Logo Feira das Formas Animadas

Mesa Redonda

Dramaturgia no Teatro de Bonecos e Objetos

14 DE OUTUBRO | 19h

Teatro Sobrevento

R. Cel. Albino Bairao, 42 Belenzinho, São Paulo

Dramaturgia no Teatro de Bonecos e Objetos

Quando pensamos na dramaturgia para o Teatro de Animação, é fundamental considerar que essa dramaturgia nasce diretamente da cena, do material utilizado, da técnica empregada e das inúmeras possibilidades visuais e imagéticas. Trata-se de um processo de criação profundamente conectado com os elementos físicos e poéticos que compõem o espetáculo, oferecendo um vasto campo de discussão.

Esta mesa redonda tem como objetivo apresentar e explorar as particularidades envolvidas na criação de uma dramaturgia voltada para o Teatro de Animação, destacando os desafios, as especificidades e as infinitas possibilidades que esse gênero teatral oferece.

Participante

Javier Zwedzky

Começa a fazer teatro em Córdoba com Graciela Ferrari (do grupo LTL dirigido por María Escudero). Estuda cinema; bonecos na ESNAM Charleville-Mézières, França, e pedagogia teatral na Univ. Paris III. Trabalha para “El Periférico de Objetos” e com Marie Vayssières (atriz e assistente de Tadeusz Kantor). Escreve, atua, interpreta e dirige obras para crianças e adultos com bonecos, objetos e atuação. Apresenta suas obras e dá formações na Argentina e no exterior. Desenvolve o projeto Companhia ao Pé da Cama no Hospital Garrahan. Atualmente ensina Dramaturgia para teatro de objetos na Especialização em Teatro de Objetos, Interatividade e Novos Meios da Universidade Nacional de Artes, UNA, Buenos Aires; e é co-diretor da Licenciatura em Artes Cênicas e coordena a Focalização em Teatro de bonecos e objetos da Escola de Arte e Patrimônio, Universidade Nacional de San Martín, Bs As.

Participante

mediação: Sandra Vargas

Formada pela Universidade do Rio de Janeiro, SANDRA VARGAS é uma das fundadoras do SOBREVENTO, a tendo dirigido alguns dos espetáculos do repertório Esteve indicada, em 1989, com o Melhor Atriz e Revelação de Melhor Atriz para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola. Em 2000, ganhou o Prêmio APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz. Apresentou-se com o SOBREVENTO em 23 estados brasileiros e em países de 4 continentes. Trabalha como atriz, dramaturga e manipuladora em quase todos os espetáculos do SOBREVENTO e responde pela curadoria de inúmeros festivais internacionais, como o FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos. Promoveu, também, palestras, mesas redondas e oficinas (destinadas a professores, crianças, jovens, ou profissionais de Teatro) em diversas áreas do Teatro de Animação. É responsável pela formação e pelo aperfeiçoamento de muitos marionetistas, além de orientar companhias teatrais de vários estados do país que buscam se aproximar do Teatro de Animação ou se aprofundar no Teatro de Objetos.