icone facebookicone youtubeicone instagram
Logo Feira das Formas Animadas

Mesa Redonda

Dramaturgia no Teatro de Bonecos e Objetos

14 DE OUTUBRO | 19h

Teatro Sobrevento

R. Cel. Albino Bairao, 42 Belenzinho, São Paulo

Dramaturgia no Teatro de Bonecos e Objetos

Quando pensamos na dramaturgia para o Teatro de Animação, é fundamental considerar que essa dramaturgia nasce diretamente da cena, do material utilizado, da técnica empregada e das inúmeras possibilidades visuais e imagéticas. Trata-se de um processo de criação profundamente conectado com os elementos físicos e poéticos que compõem o espetáculo, oferecendo um vasto campo de discussão.

Esta mesa redonda tem como objetivo apresentar e explorar as particularidades envolvidas na criação de uma dramaturgia voltada para o Teatro de Animação, destacando os desafios, as especificidades e as infinitas possibilidades que esse gênero teatral oferece.

Participante

Javier Zwedzky

Começa a fazer teatro em Córdoba com Graciela Ferrari (do grupo LTL dirigido por María Escudero). Estuda cinema; bonecos na ESNAM Charleville-Mézières, França, e pedagogia teatral na Univ. Paris III. Trabalha para “El Periférico de Objetos” e com Marie Vayssières (atriz e assistente de Tadeusz Kantor). Escreve, atua, interpreta e dirige obras para crianças e adultos com bonecos, objetos e atuação. Apresenta suas obras e dá formações na Argentina e no exterior. Desenvolve o projeto Companhia ao Pé da Cama no Hospital Garrahan. Atualmente ensina Dramaturgia para teatro de objetos na Especialização em Teatro de Objetos, Interatividade e Novos Meios da Universidade Nacional de Artes, UNA, Buenos Aires; e é co-diretor da Licenciatura em Artes Cênicas e coordena a Focalização em Teatro de bonecos e objetos da Escola de Arte e Patrimônio, Universidade Nacional de San Martín, Bs As.

Participante

mediação: Sandra Vargas

Formada pela Universidade do Rio de Janeiro, SANDRA VARGAS é uma das fundadoras do SOBREVENTO, a tendo dirigido alguns dos espetáculos do repertório Esteve indicada, em 1989, com o Melhor Atriz e Revelação de Melhor Atriz para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola. Em 2000, ganhou o Prêmio APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz. Apresentou-se com o SOBREVENTO em 23 estados brasileiros e em países de 4 continentes. Trabalha como atriz, dramaturga e manipuladora em quase todos os espetáculos do SOBREVENTO e responde pela curadoria de inúmeros festivais internacionais, como o FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos. Promoveu, também, palestras, mesas redondas e oficinas (destinadas a professores, crianças, jovens, ou profissionais de Teatro) em diversas áreas do Teatro de Animação. É responsável pela formação e pelo aperfeiçoamento de muitos marionetistas, além de orientar companhias teatrais de vários estados do país que buscam se aproximar do Teatro de Animação ou se aprofundar no Teatro de Objetos.

Logos Rodapé